O Portal UNICARD SIGE3 é um sistema integrado de gestão de escolas, concebido para apoiar nas rotinas das comunidades educativas, promovendo o conforto, o bem-estar e a segurança de bens e pessoas.
A agilização dos processos e o fácil acesso a informações de valor promovem o aumento de eficiência dos serviços permitindo uma otimização de recursos e rapidez de resposta.
É uma solução baseada em tecnologias web que associa identificação multimodal dos utilizadores (cartão, pulseira e/ou botão RFID) para gerir os acessos ao recinto escolar e a áreas específicas, e facilitar os pagamentos dentro da escola.
Esta aplicação é compatível com todos os sistemas operativos (iOS, Android,…).
FAQs Unicard Sige3
Para aceder ao portal UNICARD SIGE deverá selecionar a opção “SIGE3“ existente no menu superior do portal do Agrupamento de Escolas de Pombal.

A plataforma dispõe de um sistema de autenticação, onde um utilizador registado usufrui de um vasto conjunto de opções, que não estão disponíveis a um utilizador anónimo.
Para efetuar a autenticação na plataforma, o login pode ser efetuado pelo utilizador (aluno) e pelo encarregado de educação.

Para o Utilizador, o login é o número de cartão e o PIN é composto por 4 dígitos numéricos atribuídos no início do ano letivo.
Para o Encarregado de Educação, o login é efetuado com o número de processo do aluno e o PIN é composto por 4 dígitos numéricos que devem ser solicitados junto dos serviços administrativos.
Depois de efetuada a autenticação do Utilizador ou do Encarregado de Educação na plataforma UNICARD SIGE, surge a página inicial da plataforma.

Depois de efetuada a autenticação do Utilizador ou do Encarregado de Educação na plataforma UNICARD SIGE, e de aceder à página inicial, é possível ter acesso ao: 1-Menu Principal e ao 2–Painel de Utilizador, bastando um clique no botão
.

No Menu Principal podemos aceder às páginas Movimentos, Mensagens, Refeições, Acessos, Horário e Carregamentos.
No Painel de Utilizador é possível ter acesso aos Dados do Utilizador
, Alteração do PIN
e ao botão Sair
.
Nos Dados do Utilizador
, existem 4 separadores onde podemos consultar informações sobre: Aluno, Instituição, Encarregado de Educação e APP Unicard.

Para efetuar a Alteração do PIN
, basta introduzir o PIN atual, de seguida, um novo e repeti-lo.

O botão Sair
termina a sessão na plataforma UNICARD SIGE.
Para consultar todas as transações efetuadas com o cartão do aluno, selecione a opção Movimentos existente no menu principal. Nesta opção é possível visualizar todos os movimentos efetuados pelo aluno como por exemplo, aquisição de produtos, consumos e carregamentos.
O botão
mostra os detalhes da transação, nomeadamente o produto ou serviço, a quantidade e o respetivo valor. Também é possível descarregar o recibo referente à transação bastando para tal um clique no botão
para descarregar o ficheiro.

Para visualizar o estado das refeições, clique na opção “Refeições” existente no menu principal.
Nesta página é possível visualizar as refeições disponíveis, indisponíveis, marcadas, não marcadas, consumidas e não consumidas (Nota: a legenda dos ícones apresenta-se no final da página) correspondentes ao mês pretendido.

Para marcar Refeições, é necessário aceder à vista semanal, clicando sobre o botão
,que se encontra no canto superior direito da vista mensal, ou sobre a própria vista mensal.

De seguida, na vista semanal, deve selecionar o(s) dia da refeição pretendido(s), e, finalmente, clicar no botão
para validar a compra.
Para desmarcar refeições, basta clicar sobre o visto
que se encontra ao lado da refeição em questão e, por fim, validar a operação no botão
no fundo da página.
No caso de a ementa de cada refeição estar disponível, é possível visualizá-la clicando em “[Ver+]”.

Nota: A marcação e desmarcação de refeições é realizada mediante os horários e as regras de multa definidos pelo Agrupamento. Assim, é possível marcar uma refeição até às 10:00 do próprio dia com uma multa de 0,30€.
Para visualizar o Histórico de Acessos (entradas e saídas da escola) realizados pelo aluno, clique na opção Acessos, existente no menu principal, seguido de Histórico.

Também é possível consultar as Autorizações Gerais do aluno, bastando um clique na opção Autorizações Gerais.

Para ter acesso ao horário do aluno, bem como as disciplinas e professores do aluno, deve clicar na opção Horário. De seguida, escolha a opção que pretende.

A opção Carregamentos, destina-se à realização de carregamentos do cartão do aluno. Para tal, será necessário, em primeiro lugar, aderir ao serviço de carregamento, que é gratuito.
Para aderir ao serviço de carregamento deve preencher o formulário que surge de imediato na opção Carregamento e validar a operação no botão
.

Após ler atentamente as Condições Gerais de Utilização da plataforma, deverá aceitá-las para prosseguir com a adesão.

A seguir, deverá selecionar a modalidades de carregamento da sua preferência.
Informação importante: o carregamento tem sempre um custo associado (para mais informações leia as condições de utilização).

No separador Carregamento é possível, ainda, verificar e alterar os dados pessoais registados aquando da adesão ao serviço de carregamento, bem como visualizar os documentos descritivos das taxas cobradas em cada carregamento efetuado.
ATENÇÃO: para mais informações contacte suporte@aepombal.edu.pt
